A importância do exercício físico na terceira idade

A importância do exercício físico na terceira idade

A prática de exercício físico na terceira idade é de extrema importância para reduzir os danos causados pelo tempo, como enfraquecimento dos músculos, perda de equilíbrio, maior cansaço e perda do tônus muscular. Muitas vezes, ter o hábito de praticar atividades é o mais difícil, mas com esforço e dedicação, é possível aderir esse costume tão benéfico para a saúde.

Benefícios do exercício físico na terceira idade

  • Bem-estar psicológico e físico
  • Aumento da imunidade (prevenção de doenças cardíacas e vasculares)
  • Aumento do HDL (colesterol “bom”)
  • Diminuição da pressão arterial
  • Redução de gorduras
  • Fortalecimento dos músculos
  • Aumento da massa muscular e óssea

Pode-se perceber o quão importante é a prática de atividade física, que proporciona uma qualidade de vida muito maior em relação a quem não faz exercícios físicos.

Melhores exercícios físicos para a terceira idade

  1. Alongamentos – É muito importante para evitar atrofiamentos, melhora a flexibilidade e circulação sanguínea, ajuda ativamente nos afazeres diários como arrumar a cama ou pegar uma cadeira, por exemplo.
  2. Hidroginástica – Todos os músculos do corpo são exercitados, sendo favorecidos pela água que relaxa as articulações, aliviando dores, desenvolvendo resistência corporal, melhorando ainda o ritmo cardíaco e o funcionamento dos pulmões.
  3. Andar de bicicleta – É uma opção de exercício que ajuda a fortalecer as articulações, especialmente os músculos da perna e abdômen. Alivia dores causadas pela artrite e ajuda a abaixar a pressão arterial.
  4. Caminhada – É uma das atividades físicas mais comuns, além de ajudar na inclusão social dos idosos, fortalece os músculos e as articulações no geral. É importante ressaltar que, é necessário caminhar com as costas e ombros eretos, usando sempre tênis confortáveis.
  5. Pilates – É uma modalidade que requer um bom acompanhamento profissional. Sendo bem executada, ela proporciona melhora na postura e flexibilidade corporal, ajudando também a tonificar e relaxar as articulações.

A falta de oportunidade ou mesmo de motivação, são fatores que afetam os idosos, fazendo com que não se sintam aptos a praticar exercícios. Essa ideia criada não pode ser aderida pela população, pois mesmo que sejam mínimas, as atividades físicas são de extrema importância para todos, sendo que fazer exercício físico na terceira idade é praticamente obrigatório.

Muitos idosos não sabem a importância de praticar exercícios físicos na terceira idade, muitas vezes pela falta de informação. Mas se você tem na sua família alguém na terceira idade que não pratica atividades físicas, avisá-los quanto aos inúmeros benefícios desse hábito é uma atitude maravilhosa, que sem dúvidas vai ajudá-lo e muito.

Você ficou com alguma dúvida sobre os exercícios físicos para a terceira idade? Deixe nos comentários.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

12742309_952531951507942_4282442033549447023_n.jpg

Stúdio nota 10, pessoas que sabem o que fazem, nos acompanham com muito carinho é bom humor e nos levam a alcançar nossos objCarlinhos Curyetivos. Super recomendo.

Carlinhos Cury
57503661_595593204253386_7711071557526749184_n.jpg

Ótimos profissionais, Tudo o que as pessoas precisam para ter um corpo saudável, ela encontra no Studio Healthy living.

Diego Silva
37296713_10156345197693847_6494631433687007232_n.jpg

A proposta do lugar é incrível.
não é um lugar onde vc vai fazer seu treino e os professores ficam ali te assistindo. Os professores são ótimos, não existe treino igual, cada dia algo novo, os professores sempre estão trazendo coisas novas e a preocupação com a estética é muito segundo plano, pois todos os treinos são feitos primeiro pensados no bem estar, pra eliminar dores, vicios de treinamentos errados e sem pressa.
É a melhor proposta de academia/profissionais que ja conheci.

Guilherme Sakosigue