8 exercícios para manter a mente saudável.

8 exercícios para manter a mente saudável.

Cuidar da saúde do corpo é essencial para viver uma vida longa e cheia de disposição. Mas pouco adianta manter o corpo saudável se a saúde da mente for negligenciada: o corpo humano só funciona em harmonia quando atinge o equilíbrio entre saúde física e mental. A falta de cuidado com a saúde da mente prejudica as funções cognitivas e pode levar ao desenvolvimento de transtornos graves, relacionados à ansiedade e depressão, que minam a qualidade de vida e abrem portas para todo tipo de complicação psicológica.

Para passar longe destes problemas e viver no equilíbrio onde corpo e mente trabalham harmonia, conheça alguns exercícios que vão te ajudar a manter a mente sempre saudável, lúcida e ativa:

TREINAR O CÉREBRO

O cérebro funciona na mesma lógica dos músculos: quanto mais exercitados, mais se desenvolvem e ficam resistentes. A inatividade leva à atrofia do órgão – provocando debilitação das capacidades cognitivas e favorecendo o desenvolvimento de doenças degenerativas. A prática de atividades que exercitam o intelecto, como a leitura, ajudam o cérebro a se manter ativo e com rápida capacidade de associação. Palavras cruzadas, dominó ou jogos de estratégia estimulam habilidades mentais como memória, concentração, imaginação e a capacidade de estabelecer raciocínios lineares.

RESPIRAR COM CONSCIÊNCIA

Por ser involuntária, a respiração acaba se tornando mais uma atividade diária realizada de maneira automática. Mas tomar consciência da forma como oxigenamos nosso corpo é um exercício importante e que pode gerar muitos benefícios para sua mente. Praticar a respiração diafragmática (quando o ar se concentra na região do alto abdômen durante a inspiração) é um método simples para conseguir uma instantânea sensação de relaxamento. Isso porque a prática aumenta a área de oxigenação dos pulmões e transporta bons níveis de oxigênio ao cérebro – ao contrário da respiração torácica, curta e rápida, que envia ao cérebro sinais de angústia e tensão. Um cérebro bem oxigenado pensa com mais clareza.

CUIDAR DO SONO

Se você acha que o sono serve apenas para renovar as energias do corpo, está enganado: um sono de qualidade está diretamente associado ao equilíbrio e conservação das funções cerebrais. O sono serve para desativar regiões cerebrais que são sobrecarregadas durante o dia e ativar as áreas menos utilizadas, provocando uma equalização das funções cerebrais. Mais do que quantidade de horas, o que importa é a qualidade do sono: deve ser pesado e revigorador, que faça você acordar se sentindo descansado e disposto. Um quarto bem silencioso e escuro, livre de aparelhos eletrônicos ligados, propicia esse sono restaurador.

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

Adotar uma dieta balanceada e nutritiva pode parecer uma medida de cuidado apenas com o corpo, mas a verdade é que também provoca um gigante impacto na saúde da mente. A alimentação é um ótimo exemplo de como a saúde do corpo e da mente andam juntas: quando o corpo não recebe uma quantidade satisfatória dos nutrientes obtidos através da alimentação, a manutenção das funções cerebrais é automaticamente danificada. Beber mais água e reduzir a ingestão de carboidratos são bons hábitos para se adotar.

MOVIMENTAR O CORPO

Este é mais um cuidado que parece relacionado apenas à saúde do corpo, mas também influencia muito na saúde da mente. O exercício físico estimula a produção de substâncias associadas à felicidade, satisfação e prazer (as chamadas beta-endorfinas), que estimulam o bem-estar psíquico. A prática de atividades ao ar livre, com exposição à luz do sol, atua diretamente na redução do estresse e é uma ótima forma de exercitar o equilíbrio emocional.

FOMENTAR A ATITUDE POSITIVA

OS ANTs (pensamentos negativos automáticos) representam um verdadeiro perigo para nossa saúde mental – se não forem monitorados, podem assumir caráter vicioso e controlar todos os aspectos da vida. O exercício proposto é o de questionar todo pensamento negativo a fundo, para checar se realmente existe uma justificativa coerente ou se é mais um processo de autossabotagem cerebral. Grande parte de nossos pensamentos negativos são mecanismos automáticos e, com algum esforço de mudança de perspectiva, podem ser eliminados. Excluir pensamentos negativos permite que a mente trabalhe com mais clareza e de maneira menos impulsiva.

RESERVAR MOMENTOS PARA LAZER

O cérebro é como uma máquina: o motor precisa de pausas para não fundir. A mente atribulada pelo trabalho ou por obrigações em excesso fica sobrecarregada e, cedo ou tarde, entra em colapso. Em relação à atividade cerebral, estas pausas se traduzem em momentos de lazer – vivências que liberam hormônios de alegria e satisfação ajudam o cérebro a relaxar e a reconstruir a coerência de pensamento. Separe um tempo da sua rotina para atividades que lhe dão prazer, como sair com amigos, assistir a um filme, cozinhar ou brincar com os filhos. Sua mente agradece.

APRENDER COISAS NOVAS

Tirar o cérebro da monotonia da repetição e propor o desafio de aprender novas habilidades é uma ótima forma de estimular as funções cognitivas a se manterem rápidas e ativas. Estudos indicam que dedicar 15 minutos diários para aprender coisas novas já é suficiente para impactar positivamente a saúde cerebral. Aprender a falar uma nova língua, tocar um novo instrumento, jogar um novo jogo, descobrir novos caminhos para chegar em casa – vale qualquer coisa para tirar o cérebro da rotina! A provocação de gerenciar novas situações é um bom estímulo à capacidade de raciocínio lógico.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

12742309_952531951507942_4282442033549447023_n.jpg

Stúdio nota 10, pessoas que sabem o que fazem, nos acompanham com muito carinho é bom humor e nos levam a alcançar nossos objCarlinhos Curyetivos. Super recomendo.

Carlinhos Cury
57503661_595593204253386_7711071557526749184_n.jpg

Ótimos profissionais, Tudo o que as pessoas precisam para ter um corpo saudável, ela encontra no Studio Healthy living.

Diego Silva
37296713_10156345197693847_6494631433687007232_n.jpg

A proposta do lugar é incrível.
não é um lugar onde vc vai fazer seu treino e os professores ficam ali te assistindo. Os professores são ótimos, não existe treino igual, cada dia algo novo, os professores sempre estão trazendo coisas novas e a preocupação com a estética é muito segundo plano, pois todos os treinos são feitos primeiro pensados no bem estar, pra eliminar dores, vicios de treinamentos errados e sem pressa.
É a melhor proposta de academia/profissionais que ja conheci.

Guilherme Sakosigue